Descrição do serviço
Serviço no qual o titular da ligação, procurador devidamente autorizado ou representante legal solicita a atualização dos dados cadastrais.
Pré-requisito do serviço
- Existir a necessidade de correção do próprio nome do titular da matrícula/unidade consumidora.
- Ex.: Erro de digitação, sobrenome abreviado, mudança de estado civil, etc...
- Obs: Para solicitar Alteração de Titularidade, clique aqui.
- Existir a necessidade de validação/inclusão do CPF do titular da matrícula/unidade consumidora.
- Ex.: Contas da Embasa que não possuem CPF cadastrado na matrícula.
- Existir a necessidade de validação, inclusão ou atualização do número de porta e CEP do imóvel no cadastro/conta da Embasa.
Quem pode solicitar
Titular da ligação, procurador devidamente autorizado ou representante legal. A procuração poderá ser pública ou particular, desde que, neste último caso, estejam acompanhadas da cópia do RG e CPF do titular e do procurador e as assinaturas (procuração e RG) sejam idênticas.
Prazo de atendimento
- Atendimento Presencial: Imediato.
- Atendimento online: Até 10 dias úteis.
Tarifas
Gratuito.
Relação de documentos
Para a prestação do serviço de forma online:
- Preencher o formulário digital, selecionando a matrícula e o tipo de atualização desejada, no Atendimento Virtual da Embasa.
Para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento presenciais:
- Documento pessoal de identificação com foto (RG, CNH, outros);
- Cadastro de Pessoa Física - CPF (para pessoa física);
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (para pessoa jurídica).
Se o titular for Pessoa Jurídica:
- Cartão CNPJ;
- Contrato Social (estatuto ou outro documento de constituição);
- Documento pessoal de identificação dos sócios ou representantes legais, com foto(RG, CNH, outros);
Se o responsável for representante de condomínio:
- Ata de designação do síndico; RG e CPF do síndico. Caso não seja um condomínio registrado, deverá ser apresentada autorização de 50% + 1 dos condôminos, juntamente com a cópia de RG, CPF e comprovante de residência dos condôminos, além do RG e CPF do autorizado.
Documentos que podem ser substituídos
A Carteira de Identidade poderá ser substituída por:
- Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc..;
- Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação;
- Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto.
Canais de atendimento
- Atendimento Virtual: https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
- Teleatendimento: 0800 0555 195
- Postos de Atendimento SAC
Agendamento atendimento presencial
- Clique aqui e consulte nossos Postos de Atendimento.
Informações adicionais
- No Atendimento Virtual é necessário o acesso, através de login e senha, além de preencher o formulário digital selecionando a matrícula e o tipo de atualização desejada.
- Serviços para matrículas de pessoa jurídica devem ser solicitados pelo representante legal, previamente cadastrado no sistema da Embasa (Opção: Atendimento -> Cadastro de Representante Legal).
- O nome do titular é corrigido conforme cadastro no Site da Receita Federal