Reclamação - Conta não baixada

RECLAMAÇÃO - CONTA NÃO BAIXADA

Descrição do serviço

Serviço no qual a pessoa física ou jurídica abre uma reclamação relacionada a conta(s) paga(s) mas sem constar  a devida baixa no sistema da Embasa.

 

Pré-requisito do serviço

  • Possuir uma conta que já foi paga constando como em débito na Embasa.
  • Verificar se a Instituição Financeira onde realizou o pagamento da conta de água e esgotamento sanitário consta na relação de Agentes Arrecadadores da Embasa disponível na página Onde Pagar.
    • Se sim: Registrar a reclamação;
    • Se não: Significa que a instituição financeira utilizada para realizar o pagamento de sua conta da Embasa não faz parte da nossa rede credenciada para recebimento de contas. Desta forma, é necessário que solicite à instituição onde efetuou o pagamento, a informação de qual banco foi utilizado para repassar o valor do pagamento da sua conta para a Embasa e só depois registrar a reclamação, incluindo-a no campo observação da Solicitação do Serviço.
       
  • Verificar se no comprovante de pagamento constam os dados corretos da Embasa como “Favorecido/Recebedor” do pagamento: 
    • CNPJ: 13.504.675/0001-10  
    • Nome: Empresa Baiana de Água e Saneam ou Embasa
       
    • Se sim: Registrar a reclamação;
    • Se não e for de uma empresa com nome semelhante ao da Embasa: Deverá registrar Boletim de Ocorrência, pois, provavelmente, a empresa foi criada para realização de golpes.
      • Registrar a reclamação apenas com a informação do link ou número de Whatsapp utilizado para solicitar a 2ª via, o código de barras ou o QR Code PIX que foi usado no pagamento da fatura, para adoção de providências pela Embasa.

 
Nota: Se o CNPJ for diferente da Embasa, mas o nome da Empresa for de uma conhecida como VIVO, Manaus Energia, PM de Águas Claras, SAAE Uberaba, por exemplo, deverá registrar a reclamação e anexar o comprovante de pagamento.


É importante também verificar com a Instituição Financeira onde realizou o pagamento, a transferência do repasse do crédito e arquivo de baixa da conta para a Embasa.

 

Quem pode solicitar

Titular da ligação ou procurador devidamente autorizado. A procuração poderá ser pública ou particular, desde que, neste último caso, estejam acompanhadas da cópia do RG e CPF do titular e do procurador e as assinaturas (procuração e RG) sejam idênticas.

 

Prazo de atendimento

10 dias úteis.

 

Tarifas

Gratuito.

 

Relação de documentos

Para a prestação do serviço de forma online:

  • Preencher o formulário digital, selecionando a matrícula, no Atendimento Virtual da Embasa. 

Para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento presenciais:                               

  • Matrícula de ligação;
  • Documento pessoal de identificação com foto (RG, CNH, outros);
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF (para pessoa física);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (para pessoa jurídica);

Se o titular for Pessoa Jurídica:

  • Cartão CNPJ;
  • Contrato Social (estatuto ou outro documento de constituição);
  • Documento pessoal de identificação dos sócios ou representantes legais, com foto(RG, CNH, outros);

Se o responsável for representante de condomínio: 

  • Ata de designação do síndico; RG e CPF do síndico. Caso não seja um condomínio registrado, deverá ser apresentada autorização de 50% + 1 dos condôminos, juntamente com a cópia de RG, CPF e comprovante de residência dos condôminos, além do RG e CPF do autorizado.

 

Documentos que podem ser substituídos

A Carteira de Identidade poderá ser substituída por:

  • Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc..;
  • Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação;
  • Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto.

 

Canais de atendimento

 

Agendamento atendimento presencial

  • Clique aqui e consulte nossos Postos de Atendimento.

 

Informações adicionais

  • No Atendimento Virtual é necessário o acesso, através de login e senha, além de preencher o formulário digital selecionando a matrícula e anexar a(s) conta(s) e o(s) comprovante(s) de pagamento;
  • Na prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento, apresentar a conta e o comprovante de pagamento.

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