Descrição do serviço
Serviço no qual a pessoa física ou jurídica abre uma reclamação relacionada a conta(s) paga(s) mas sem constar a devida baixa no sistema da Embasa.
Pré-requisito do serviço
- Possuir uma conta que já foi paga constando como em débito na Embasa.
- Verificar se a Instituição Financeira onde realizou o pagamento da conta de água e esgotamento sanitário consta na relação de Agentes Arrecadadores da Embasa disponível na página Onde Pagar.
- Se sim: Registrar a reclamação;
- Se não: Significa que a instituição financeira utilizada para realizar o pagamento de sua conta da Embasa não faz parte da nossa rede credenciada para recebimento de contas. Desta forma, é necessário que solicite à instituição onde efetuou o pagamento, a informação de qual banco foi utilizado para repassar o valor do pagamento da sua conta para a Embasa e só depois registrar a reclamação, incluindo-a no campo observação da Solicitação do Serviço.
- Verificar se no comprovante de pagamento constam os dados corretos da Embasa como “Favorecido/Recebedor” do pagamento:
- CNPJ: 13.504.675/0001-10
- Nome: Empresa Baiana de Água e Saneam ou Embasa
- Se sim: Registrar a reclamação;
- Se não e for de uma empresa com nome semelhante ao da Embasa: Deverá registrar Boletim de Ocorrência, pois, provavelmente, a empresa foi criada para realização de golpes.
- Registrar a reclamação apenas com a informação do link ou número de Whatsapp utilizado para solicitar a 2ª via, o código de barras ou o QR Code PIX que foi usado no pagamento da fatura, para adoção de providências pela Embasa.
Nota: Se o CNPJ for diferente da Embasa, mas o nome da Empresa for de uma conhecida como VIVO, Manaus Energia, PM de Águas Claras, SAAE Uberaba, por exemplo, deverá registrar a reclamação e anexar o comprovante de pagamento.
É importante também verificar com a Instituição Financeira onde realizou o pagamento, a transferência do repasse do crédito e arquivo de baixa da conta para a Embasa.
Quem pode solicitar
Titular da ligação ou procurador devidamente autorizado. A procuração poderá ser pública ou particular, desde que, neste último caso, estejam acompanhadas da cópia do RG e CPF do titular e do procurador e as assinaturas (procuração e RG) sejam idênticas.
Prazo de atendimento
10 dias úteis.
Tarifas
Gratuito.
Relação de documentos
Para a prestação do serviço de forma online:
- Preencher o formulário digital, selecionando a matrícula, no Atendimento Virtual da Embasa.
Para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento presenciais:
- Matrícula de ligação;
- Documento pessoal de identificação com foto (RG, CNH, outros);
- Cadastro de Pessoa Física - CPF (para pessoa física);
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ (para pessoa jurídica);
Se o titular for Pessoa Jurídica:
- Cartão CNPJ;
- Contrato Social (estatuto ou outro documento de constituição);
- Documento pessoal de identificação dos sócios ou representantes legais, com foto(RG, CNH, outros);
Se o responsável for representante de condomínio:
- Ata de designação do síndico; RG e CPF do síndico. Caso não seja um condomínio registrado, deverá ser apresentada autorização de 50% + 1 dos condôminos, juntamente com a cópia de RG, CPF e comprovante de residência dos condôminos, além do RG e CPF do autorizado.
Documentos que podem ser substituídos
A Carteira de Identidade poderá ser substituída por:
- Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc..;
- Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação;
- Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto.
Canais de atendimento
- Atendimento Virtual: https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br/
- Teleatendimento: 0800 0555 195
- Postos de Atendimento SAC
Agendamento atendimento presencial
- Clique aqui e consulte nossos Postos de Atendimento.
Informações adicionais
- No Atendimento Virtual é necessário o acesso, através de login e senha, além de preencher o formulário digital selecionando a matrícula e anexar a(s) conta(s) e o(s) comprovante(s) de pagamento;
- Na prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento, apresentar a conta e o comprovante de pagamento.