Descrição do serviço
Serviço no qual a pessoa física solicita o cadastramento na tarifa social da Embasa.
Pré-requisito do serviço
O imóvel deve possuir:
- Área construída menor ou igual a 60m²;
- Padrão Coelba mono ou bifásico;
- Até o máximo de 8 (oito) pontos de utilização de água;
- Inexistência de piscina;
O imóvel deve ser utilizado exclusivamente como residência e possuir apenas uma unidade consumidora.
O titular da matrícula deverá ser possuidor do bolsa família.
É necessário quitar ou negociar débitos com a Embasa.
Quem pode solicitar
Titular da ligação ou procurador devidamente autorizado. O usuário beneficiário do bolsa família será obrigatoriamente o titular da matrícula após o cadastramento na Tarifa Social.
Prazo de atendimento
20 dias úteis.
Tarifas
Gratuito.
Relação de documentos
Para a prestação do serviço de forma online:
- Preencher o formulário digital, selecionando a matrícula, no Atendimento Virtual da Embasa.
Obrigatório anexar à solicitação de serviço online e apresentar originais e cópias para a prestação do serviço através de um dos pontos de atendimento, os seguintes documentos:
- Cartão Bolsa Família e extrato atualizado (até 90 dias referente ao pagamento do benefício);
- Documento(s) oficial(is) com foto que contenha(m) os números de RG e CPF.
Caso o solicitante não seja o atual titular precisará anexar também:
- Documento(s) que comprove(m) o vínculo do solicitante com o imóvel:
Proprietário: Escritura, Contrato Particular de Compra e Venda ou Carnê de IPTU;
Inquilino: Contrato de Locação;
Responsável Declarado: Comprovante de endereço (conta de energia ou telefone ou gás emitidos em até 90 dias) e a Declaração de responsabilidade pelo imóvel preenchida e assinada;
Atenção!
O enquadramento na Tarifa Social somente será concedido caso haja o cumprimento de todos os requisitos exigidos, inclusive parecer favorável da área técnica, elaborado a partir das evidências identificadas em visita ao imóvel.
A manutenção do imóvel na tarifa social exigirá atualização anual dos requisitos e as possíveis alterações devem acontecer tempestivamente mediante a identificação de qualquer ocorrência das situações listadas abaixo:
- Exclusão do usuário do Programa Bolsa Família;
- Sempre que houver mudança nas características do imóvel, tornando o padrão construtivo superior às características exigidas às da subcategoria intermediária.
Observação:
- No atendimento virtual, os documentos que serão anexados à solicitação devem estar no formato JPG, PNG ou PDF.
- Não serão aceitas cópias de documentos, ainda que estejam autenticadas.
Documentos que podem ser substituídos
A Carteira de Identidade poderá ser substituída por:
- Cédula de Identidade expedida pelo Órgão ou Conselho de Classe como CRM, OAB, CREA, CRP etc..;
- Carteira de Trabalho no modelo novo em bom estado de conservação;
- Carteira Nacional de Habilitação - CNH válida e com foto.
Canais de atendimento
- Atendimento Virtual: https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
- Pontos de Atendimento Embasa e Postos de Atendimento SAC
Agendamento atendimento presencial
- Clique aqui e consulte nossos Postos de Atendimento.
Informações adicionais
- No Atendimento Virtual é necessário o acesso, através de login e senha, além e preencher o formulário digital selecionando a matrícula e demais informações solicitadas.